Depois da gala de ópera que marcou o primeiro dia do evento e dos musicais que emocionaram o teatro avenida na noite do dia 13, caminhamos para o final desta II Série de Agosto.
Ontem, encerramos com um Concerto Comentado para os pequenos e graúdos intitulado “Tarde para Pais e Filhos” a partir das 16h00 no Centro Cultural Universitário ( UEM) com a participação da Orquestra, Coro Xiquitsi e Solistas convidados.
Não perca este que será um concerto com entrada gratuíta, comentado pelo compositor Português Daniel Moreira:
Daniel Moreira é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2006); Mestre em Composição e Teoria Musical pela ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto-IPP; 2010); e, desde 2012, Doutorando em Composição pelo King’s College da Universidade de Londres.
Como principais professores ao longo do seu percurso, destacam-se João-Heitor Rigaud, Dimitris Andrikopoulos, Fernando Lapa e George Benjamin (composição); Carlos Guedes (música electrónica); Miguel Ribeiro-Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (teoria musical).
Em 2009, foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. Desde então, têm-lhe sido regularmente encomendadas novas obras, nomeadamente pela Casa da Música, Festival Musica Strasbourg, European Concert Hall Organisation, Chester&Novello, Banda Sinfónica Portuguesa, Antena 2/RDP, Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa. A sua música é tocada principalmente em Portugal e outros países europeus, destacando-se a participação em três festivais de música contemporânea (Witten, Alemanha, 2009; Estrasburgo, França, 2010 e 2012) e a interpretação de peças suas em Paris (Cité de la Musique, 2014) e Londres (LSO St. Luke’s, 2016).
É, desde 2009, professor de composição, análise e estética musical na ESMAE e, desde 2015, visita regularmente o projecto Xiquitsi, em Maputo, onde lecciona composição, análise e história da música. É também, desde 2014, investigador em Teoria das Artes pelo CITAR da Universidade Católica Portuguesa.